Conheça nossa estrada.

Nossa História

1968

A história do SINDICAM iniciou com o SINCAVER – congregação dos taxistas e caminhoneiros. Fundado por taxistas.

1980

O presidente do SINCAVER, Paulo Valentin Quaresma foi procurado pelos caminhoneiros que solicitaram a criação, dentro do SINCAVER, de um Departamento da categoria.
O presidente encaminhou a solicitação à Diretoria. Após isso, foi realizada uma Assembléia Geral, na qual foi aprovada a criação do departamento.
A primeira sede da entidade foi instalada na Rua Barroso, esquina com República do Líbano. Área arrendada, mais tarde, pela Diretoria.
O depósito da sede de Transporte Marítimo estava situado à Rua Marechal André, esquina com Barroso, onde ficou por vários anos.

1992

A diretoria arrendou, também a área do IRGA, em Rio Grande, situada à Rua D. Pedro II, esquina com João Pessoa. Área fechada, na qual funcionava o Departamento de Transportes e pátio de estacionamento dos caminhões filiados ao Sindicato.

22 de março de 2000

Fundação do SINDICAM, pelo presidente Paulo Ricardo Mena Quaresma. O departamento de Transportes e pátio do caminhões foi instalado na Barra, onde está até hoje. Nesta época ocorreu o desmembramento do SINCAVER, ficando este somente para os taxistas e o SINDICAM apenas para os caminhoneiros, com sede administrativa situada à Avenida Pelotas, nº 343, a qual abriga as duas entidades, sendo que na Barra funciona a parte operacional do SINDICAM.

Neste período foi conquistado, através de cedência, área para estacionamento dos caminhões, a primeira área Maximiliano da Fonseca esquina via 1.

2009

Segunda área foi conquistada através de parceria e cedência com a Superintendência do Porto do Rio Grande, área essa frente ao Tecon Rio Grande.

2010 a 2015

Durante a gestão Paulo quaresma foi feito um termo de acordo com o AGETRA e todos os terminais passaram a solicitar caminhões filiados ao Sindicam para executarem os fretes.

Para os transportadores autônomos estradeiro, foi estabelecido também com um termo de acordo assinado entre sindicam e transportadoras estabelecidas em Rio Grande a tabela de fretes referência a primeira a nível de Brasil

Foi estabelecido também diárias para o serviço interno, escalas de serviços, acordos com empresas para prestação de serviço. O Sindicam passou a fazer parte do SINDOITO, os oitos sindicatos da orla portuária.

Ex-presidentes